A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e a Diretoria da Limpurb participaram, na tarde desta quarta-feira (5), de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Cuiabá para debater a implantação e efetividade da coleta seletiva de resíduos sólidos em condomínios residenciais da capital. A reunião foi presidida pela vereadora Dra. Mara e contou com a presença das vereadoras Paula Calil, Maria Avalone, Rafael Ranalli e Mário Nadaf.
Durante o encontro, o diretor-geral da Limpurb, Fellipe Wellaton, anunciou que a Prefeitura de Cuiabá dará início a um projeto-piloto de coleta seletiva em 40 condomínios, com o apoio das cooperativas de reciclagem da cidade. A ação integra as medidas para estruturar as rotas de coleta e ampliar o engajamento da população, com foco na educação ambiental e na valorização do trabalho dos catadores.
“Sem educação, não tem coleta seletiva. Precisamos garantir que o processo seja feito de forma efetiva, envolvendo os moradores e as cooperativas para que o material seja realmente separado e aproveitado”, ressaltou Wellaton. Ele também destacou que a Prefeitura vem dialogando com setores empresariais e grandes geradores de resíduos, buscando soluções conjuntas que reduzam o impacto ambiental e fortaleçam a sustentabilidade urbana.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Elisangela Fernandes Bokorni, apresentou dados sobre as políticas ambientais do município e reforçou a importância da integração entre o poder público, as cooperativas e a sociedade civil para o sucesso da coleta seletiva. Já representantes das cooperativas e da Defensoria Pública, por meio da coordenadora do GAEDIC, Kelly Cristina Verazzo Otácio Monteiro, relataram desafios enfrentados pelos catadores e destacaram a necessidade de mais inclusão e valorização da categoria.
Ao encerrar a audiência, a vereadora Dra. Mara destacou que o debate representa um avanço na retomada de políticas sustentáveis para Cuiabá. “É um passo importante para que a cidade volte a ser referência em práticas ambientais e na destinação correta dos resíduos sólidos. Estamos provocando Cuiabá a ser verde novamente”, afirmou.
O evento reforçou o compromisso conjunto entre Câmara, Prefeitura e sociedade para construir uma cidade mais limpa, consciente e sustentável.
-
-
-
-
Recomendamos que veja
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-
-

-

