Servidores de gabinetes e secretarias criminais de Cuiabá e Várzea Grande são capacitados no OMNI

A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, por meio do Departamento de Aprimoramento da Primeira Instância (DAPI), segue fortalecendo a atuação das unidades judiciárias do Estado. Entre os dias 1º e 5 de setembro, cerca de 20 servidores de gabinetes e secretarias criminais de Cuiabá e Várzea Grande participaram de capacitação nos Painéis Ciência de Dados (OMNI), realizada na Escola dos Servidores do Poder Judiciário, em Cuiabá.

O objetivo foi aprimorar o conhecimento técnico e fomentar a excelência na gestão judiciária, contribuindo para a melhoria dos resultados das unidades criminais e para o alcance das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com a assessora de Business Intelligence do DAPI, Dayane Alves Santos, responsável pelo treinamento, foram apresentados exemplos reais de falhas diárias para que os servidores pudessem identificar pontos de melhoria.

 “Muitas vezes o servidor não sabe o motivo de realizar determinado movimento no PJe. Mostramos, por exemplo, como o lançamento incorreto de movimentos na Tabela Pessoal Unificada do CNJ pode impactar o resultado da unidade. Muitas vezes o trabalho é feito, mas o lançamento equivocado de código impede que o resultado seja atingido”, explicou.

O treinamento também abordou estratégias de gestão e o uso do OMNI como ferramenta de apoio no dia a dia. “Todos montaram um plano de ação e conseguiram enxergar quais são os gargalos em suas unidades e quais devem ser os próximos passos para melhorar os índices”, acrescentou Dayane.

Para a servidora da 2ª Vara Criminal de Várzea Grande, Gabriela Vitória, a capacitação tornou mais prático o uso dos painéis. “Agora podemos trabalhar com estratégia no gabinete e na secretaria para entregar uma jurisdição com mais eficiência.”

Já o gestor da 1ª Vara Criminal de Cuiabá, Gelison Souza, destacou que o treinamento ajudou a compreender melhor os números da vara e a propor ajustes que favoreçam o andamento processual. “Eu consigo visualizar com mais clareza algumas situações e isso vai contribuir muito para trabalharmos com estratégias no dia a dia”, disse.

- - -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *