O Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), obteve, nesta sexta-feira (25.7), o Certificado de Acreditação da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que reconheceu a sua excelência em qualidade e competência técnica.
“É o primeiro laboratório público do Centro-Oeste e o quinto em todo o país a conseguir o certificado na norma ISO 15.189/2024, o que mostra que o Lacen-MT segue as regras de segurança e qualidade nacionais e internacionais, aumentando a credibilidade e confiança de quem usa o serviço. Esse prêmio é o resultado do comprometimento da equipe para melhorar os processos: estão todos de parabéns”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Juliano Melo, informou que o Lacen-MT adotou várias ações para cumprir os parâmetros necessários incluindo a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, calibração e manutenção de equipamentos, controle de documentos e registros, gestão de riscos e oportunidades, participação em programas de proficiência, entre outras.
“A unidade obteve o certificado da Coordenação Geral de Acreditação, do Inmetro, porque tem investido em capacitação técnica, modernização dos processos, reorganização estrutural e mudança de cultura institucional, sempre com foco na excelência e no rigor científico”, explicou Melo.
De acordo com a diretora do Lacen-MT, Elaine de Oliveira, esse é um reconhecimento formal da competência de um laboratório de ensaio para realizar testes e análises específicas na área médica.
“O certificado representa o compromisso do Lacen-MT com a Saúde Pública. Hoje, não é só um laboratório que foi acreditado. É a ciência pública, é o SUS [Sistema Único de Saúde], é Mato Grosso sendo reconhecido pela sua capacidade. Estamos muito emocionados e orgulhosos. Lutamos contra todas as limitações possíveis e vencemos”, comemorou Elaine.
Conforme a diretora, a acreditação não apenas eleva o Lacen-MT ao mais alto patamar de qualidade laboratorial, mas também projeta o nome de Mato Grosso no cenário nacional como referência em Saúde Pública de excelência.
“Não é sobre prêmios. É sobre vidas. Quando um exame sai daqui com precisão e rapidez, é um paciente atendido com dignidade, é uma decisão de saúde tomada com qualidade e segurança. Essa acreditação significa que estamos fazendo o nosso papel na linha de cuidado do paciente com mais qualidade”, finalizou.
Saiba mais sobre a norma
A ISO 15189/2024 é a mais alta norma internacional voltada especificamente aos laboratórios clínicos, assegurando padrões de precisão, rastreabilidade e confiabilidade em análises que impactam diretamente a saúde da população. A norma é reconhecida globalmente por validar o nível de excelência de instituições laboratoriais.
A norma também estabelece atribuições da alta direção, condições do ambiente, equipamentos, processos de pré-exame, exame e pós-exame, gestão de riscos e melhoria contínua. “Os laboratórios devem garantir a qualidade e segurança dos processos, desde a coleta de amostras até a liberação de resultados, e implementar estratégias para mitigar riscos e melhorar continuamente”, concluiu.

Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-