A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) alcançou 39% de execução, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). São 1.534 quilômetros de extensão, divididos em três trechos. A entrega é prevista para 2028. A ANTT aponta que o investimento total da Fico vai superar R$ 10,2 bilhões.
O primeiro trecho liga Goiás ao Mato Grosso. Os trilhos entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT) somam 383 quilômetros. A segunda etapa, de Água Boa até Lucas do Rio Verde (MT), conta com uma extensão de mais 505 quilômetros. O traçado expande ainda para Lucas do Rio Verde a Vilhena (RO), com 646 quilômetros, atendendo a produção agropecuária do Sul de Rondônia – com a interligação à Ferrovia Norte-Sul (FNS).
Segundo a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), a Fico transportará grãos, combustíveis e bens industrializados. A ferrovia é uma perspectiva logística de reduzir custos logísticos e aumentar a previsibilidade das exportações. A infraestrutura posiciona o Centro-Oeste como elo entre as
De acordo com o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a ferrovia deve beneficiar diretamente 11 municípios. “Estamos falando de uma ferrovia que vai impulsionar o desenvolvimento regional, reduzir custos logísticos, aliviar as rodovias e contribuir significativamente para uma matriz de transporte mais limpa e eficiente”, afirmou. O projeto começou em 2010, com início das obras em setembro de 2021.
A Fico é um projeto da Infra S.A., empresa pública federal de capital fechado, vinculada ao Ministério dos Transportes. O primeiro trecho, entre Mara Rosa e Água Boa, foi viabilizado por investimento cruzado. A Vale, empresa multinacional brasileira de mineração e logística, executa as obras como contrapartida da renovação antecipada dos contratos da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e da Estrada de Ferro Carajás (EFC), firmada em 2020.
O traçado de 383 quilômetros foi projetado para cargas pesadas. A estrutura utiliza bitola larga de 1,60 metro, trilhos TR-UIC 60, dormentes de concreto monobloco e capacidade de 32,5 toneladas por eixo. O custo de capital (capex) estimado é de R$ 2,73 bilhões.
A conexão vai permitir o escoamento de grãos e minérios tanto para os portos do Arco Norte, como Itaqui (MA), quanto para Santos (SP). A Fico vai ter conexão com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que vai do Porto Sul, em Ilhéus (BA), até Lucas do Rio Verde (MT).
O gerente de Regulação Ferroviária da ANTT, Fernando Feitosa, afirma que as obras seguem dentro do cronograma e que a entrega continua prevista para 2028. “A ANTT realiza fiscalizações mensais e pontos de controle técnico em todo o trecho”, diz.
Ele destaca que a ponte ferroviária sobre o Rio Araguaia representa um dos maiores desafios da construção, numa execução que requer rigor técnico. A ponte ferroviária terá extensão de 1,6 quilômetro sobre o Rio Araguaia, ligando Goiás ao Mato Grosso.
FONTE:ANTT

Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-