O registro paterno não apenas consolida a identidade civil, ele também viabiliza outros direitos fundamentais, como pensão alimentícia, convivência familiar, benefícios sociais e herança. Para garantir esses direitos, o Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT) reforça seu compromisso com a cidadania e a dignidade familiar por meio do Mutirão Pai Presente. Entre os dias 04 e 09 de agosto, a população terá acesso gratuito a exames de DNA para averiguação e reconhecimento de paternidade, além da emissão da certidão de nascimento já com a inclusão do nome do pai e dos avós no registro, tanto para crianças quanto para adultos.
Embora o programa “Pai Presente” seja perene durante todo o ano, em agosto, recebe um reforço especial com o mutirão. A força-tarefa é coordenada pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) do PJMT, em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), e conta com parceria do governo do Estado, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT), responsável pela coleta e análise do material genético.
A juíza coordenadora do Nupemec, Cristiane Padim da Silva, afirma que o Programa Pai Presente vai muito além do simples registro civil. “O reconhecimento da paternidade impõe responsabilidade parental, reforça vínculos afetivos e contribui diretamente para a construção da identidade individual de cada cidadão, além de assegurar direitos como a pensão alimentícia e benefícios sociais. Nosso objetivo é garantir a dignidade, fortalecer laços familiares e assegurar os direitos fundamentais das criança, adolescentes e adultos que ainda não têm o nome do pai nos documentos”, explica.
A iniciativa “Pai Presente” é um programa nacional instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca facilitar o reconhecimento de paternidade em todo o Brasil. O TJMT, ao promover este mutirão, alinha-se às diretrizes do CNJ e suas resoluções, como o Provimento nº 16/2012 da Corregedoria Nacional de Justiça, que visa agilizar esses procedimentos, além da Lei nº 14.138/2021, que reforça a possibilidade da “reconstrução genética”.
Locais de atendimento e parcerias
Nas comarcas que contam com Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc´s), estes conduzirão os atendimentos. Nas demais, a responsabilidade será da diretoria dos fóruns. Cada unidade definirá sua programação, que inclui agendamentos, audiências autocompositivas e as coletas para os exames de DNA gratuitos.
Como participar
Os interessados em participar do Mutirão Pai Presente podem acessar os canais oficiais do TJMT (https://canaispermanentesdeacesso.tjmt.jus.br/) ou dirigir-se diretamente a um Cejusc ou à diretoria do fórum da sua comarca.
É necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão SUS e certidão de nascimento da criança ou do adulto. Em investigações post mortem (quando o suposto pai é falecido), é exigido também o atestado de óbito dele.
O serviço é totalmente gratuito, abrangendo o agendamento, a audiência de mediação e, quando necessário, a coleta do material para o exame de DNA.
Para agendamento em Cuiabá, basta entrar em contato pelo WhatsApp (65) 99218-4044.

Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-