Prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta e tem um prazo de 60 dias para apresentar um diagnóstico sobre o atual cenário da população em situação de rua.
A Prefeitura de Cuiabá assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para garantir o respeito à segurança alimentar da população em situação de rua na capital, nessa terça-feira (28). No acordo homologado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), o prefeito Abilio Brunini se compromete a não interromper o fornecimento de alimentação, como havia anunciado no dia 17 deste mês, e cumprir políticas públicas em benefício dessas pessoas.
De acordo com o documento, a capital deve provar que os restaurantes populares ou outra forma de fornecimento são capazes de suprir as necessidades dessa população. Além disso, a prefeitura se comprometeu a incentivar a atuação conjunta do poder público e entidades da sociedade civil, religiosas e de voluntários.
Em nota, a prefeitura informou que a distribuição de marmitas será feita, o quanto antes, em um ponto fixo, na Avenida das Torres, evitando assim que as refeições sejam vendidas a terceiros para compra de drogas, conforme denúncias encaminhadas ao município.
O documento aponta ainda que a capital deve indicar membros para compor o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua (CIAMP-Rua) e um lugar adequado para o funcionamento.
Outro compromisso é o cumprimento das determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante o fornecimento de bebedouros e banheiros públicos, lavanderia social e acomodação digna em albergues. O descumprimento deve resultar em uma ação movida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
A prefeitura informou que está montando um centro de assistência aos moradores em situação de rua, que contará com a participação de psicólogos e da Secretaria Municipal de Saúde.
A Prefeitura de Cuiabá tem um prazo de 60 dias para apresentar um diagnóstico sobre o atual cenário da população em situação de rua.
O TAC também foi assinado pelo Procurador-geral de Justiça Deosdete Cruz Junior e pelo promotor de Justiça Henrique Schneider Neto.
Fonte:.jornalonoroeste


Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-